Jateamento Abrasivo

O jateamento abrasivo é um dos processos mais utilizados em indústrias, principalmente quando se fala em conservação e manutenção de bens, seja através da pintura ou limpeza.

Esse processo consiste no tratamento de superfícies para diferentes finalidades. Boa parte das empresas utiliza o jateamento abrasivo para limpeza de superfícies, sobretudo as metálicas, enquanto outras fazem o processo como preparação da superfície para recebimento da pintura industrial.

No que se refere à limpeza, o jateamento abrasivo é capaz de reduzir significativamente ferrugens e eliminar contaminantes da superfície, evitando que o material de equipamentos e máquinas se decomponha facilmente.

O jateamento abrasivo ainda elimina corrosões, tintas antigas, graxas, óleos e outros materiais industriais que são de difícil remoção, deixando mais fácil o processo de limpeza das superfícies.

Já quando o jateamento abrasivo é utilizado para preparação de superfície para pintura industrial, o processo provoca uma leve erosão no material, tornando-o mais rugoso, para que a tinta tenha melhor aderência, garantindo a melhor proteção da superfície e um ótimo resultado no trabalho.

O processo de jateamento abrasivo é realizado através de um equipamento propulsor que tem como meio a água ou ar comprimido. Como o próprio nome já indica, esse jateamento é feito com materiais abrasivos. O diferencial é que eles são utilizados em forma granulada.

Atualmente, há dois tipos de materiais usados no jateamento abrasivo: os metálicos e os não-metálicos, classe que envolve minerais, sintéticos e orgânicos, opção esta utilizada com frequência por empresas preocupadas com a sustentabilidade e meio ambiente.

Como se trata de um processo geralmente feito com produtos químicos e que exige sólidos conhecimentos técnicos, o jateamento abrasivo só pode ser realizado por profissionais com curso especializado na área, para assegurar o correto tratamento da superfície e a segurança não só dos bens da empresa, mas também de seus demais funcionários.

Além de ser largamente utilizado no meio industrial para limpeza e proteção de bens, o jateamento abrasivo também é usado por empresas para garantir melhor acabamento de superfícies de plástico e vidro, criar desenhos em pedras, limpar áreas com calcário e lubrificantes, deixando-as prontas e seguras para uso.