Processo de Jateamento

Procedimento indicado para limpeza de peças metálicas

O Processo de Jateamento consiste basicamente no uso de jato de areia, óxido de alumínio ou granalha de aço para a limpeza das superfícies que receberão o material metalizado.

No setor metalúrgico, um procedimento é indispensável para limpeza das peças e preparação delas para aderência de revestimentos, o jateamento.

O processo de jateamento abrasivo é realizado através de um equipamento propulsor que tem como meio a água ou ar comprimido. Como o próprio nome já indica, esse jateamento é feito com materiais abrasivos. O diferencial é que eles são utilizados em forma granulada.

O processo:

Definir a Limpeza: A limpeza é definida pelo estado inicial da superfície e pelo grau de acabamento após o jateamento.

Determinação do Tamanho: O Abrasivo Esférico tem, sobre a superfície, um efeito de martelamento; enquanto o Angular produz um efeito similar ao de uma talhadeira, criando perfis pontiagudos. A escolha do tamanho depende do estado das incrustações (ferrugem, areia, pintura, etc). Emprega-se granulometria mais grossa ou mais fina de acordo com a espessura das incrustações a serem removidas. Quando da mudança de Esférico para Angular, o tamanho do Abrasivo Angular deverá ser ligeiramente menor, para as mesmas condições de jateamento. O Angular tem maior eficiência de limpeza, principalmente na redução de tempo.

Separar e definir os materiais especificos para o jateamento