Benjamin Chew Tilghman
De acordo com estudiosos e especialistas, a ideia do jateamento surgiu através de um grão de areia. Na verdade, trata-se de uma história bem curiosa. Tudo começou quando o soldado e inventor americano Benjamin Chew Tilghman (Filadelfia, 1821-1901) observou marcas de areia na vidraça de sua casa após uma tempestade.
Nascido na Filadélfia, em 26 de Outubro de 1821 e se formou em 1839 em direito, mas nunca praticou esta profissão. Com seu irmão , Richard, ele passou muito tempo antes da guerra viajando pela Europa , visitando laboratórios, fábricas químicas e moinhos.
Diz a lenda que Tilghman tinha visto o efeito da areia arrastada pelo vento nas janelas no deserto, enquanto servia como general no exército, e que esta era a base de sua invenção do jateamento.
Máquina de Jateamento movida à vapor
Primeiro invento, jateamento movido à vapor, por volta de 1870, ele inventou e patenteou o processo de jateamento com o uso em gravações em garrafas e limpeza de caldeiras.
Posteriormente foi premiado por sua invenção nos Estados Unidos, abriu novas empresas em outros setores e a última aberta em 1879 na Inglaterra de equipamentos de jateamento, a Wheelabrator Tilghman, agora Wheelabrator Group existe até hoje.
Tilghman faleceu em 3 de julho de 1901, e foi enterrado no cemitério da igreja de São Tiago, Filadelphia.
Desse modo, pensou em criar o processo para gravar lápides de mármore ou granito. Em 1862, o processo evoluiu e o jato de areia passou a resolver problemas de aderência das tintas de proteção e de limpeza de incrustações durante a guerra civil americana nos primeiros couraçados (Monitor vs. Merrimack, utilizados na Batalha de Hampton Road, em 1862).
O jateamento consiste em movimentar partículas em alta velocidade, provocando o seu impacto sobre uma superfície. O objetivo inicial, era a remoção da pintura, de ferrugens (oxidação) e de materiais contaminantes. Mas, o método também provou sua eficiência na desobstrução e limpeza de máquinas e construções.
A primeira patente foi conhecida e relacionada em 1870 (US patent 108,408.), nos Estados Unidos e, desde então, criou-se a base para a criação do hidrojateamento.
Hoje, o jateamento é encontrado com maior frequência no ramo industrial e passou a ser realizado de outras maneiras, como através do hidrojateamento, que utiliza, exclusivamente, água para obter os resultados desejados de limpeza.
Além disso, é importante ressaltarque o hidrojateamento oferece muitas vantagens na sua utilização. É ágil, eficiente e realiza seu trabalho sem causar danos ou alterações no local de aplicação.
Sem a utilização de abrasivos e produtos químicos, o hidrojateamento é uma forma segura de limpar diferentes máquinas, tubulações e preparar superfícies.
Fonte Wikipedia